Saiba mais sobre a importância de fazer a gestão do consultivo e do contencioso.

A área jurídica muitas vezes confunde as pessoas por seus termos e jargões que fazem parte do dia a dia dessa profissão.
14/04/2023

A área jurídica muitas vezes confunde as pessoas por seus termos e jargões que fazem parte do dia a dia dessa profissão. Entre esses termos estão a gestão contenciosa e a gestão consultiva. Ambas são extremamente importantes e vão ajudar você a evitar dores de cabeça para os seus clientes.

Mas afinal, o que é advocacia contenciosa?

A palavra contencioso é definida por contestação, ou seja, toda a demanda gera dúvidas e cria um conflito de interesses entre as partes envolvidas. Quando isso ocorre, é preciso dar segmento à demanda para sanar esses conflitos por meio de Conselhos de Contribuintes ou então ao Poder Judiciário. Nessa fase, as decisões são tomadas por um Conselheiro ou por um Juiz de forma definida, solucionando o caso com parcimônia. 

É comum na advocacia que escritórios tenham departamentos dedicados a cuidar exclusivamente dessas demandas contenciosas, a fim de realizar a defesa dos interesses de seus clientes. Entretanto, esses processos podem estar associados às mais diversas naturezas, sempre respeitando todos os trâmites legais ligados aos processos dentro do âmbito do direito.  

Questões trabalhistas são bons exemplos para a advocacia contenciosa, pois envolve de um lado o trabalhador que faz reclamações contra uma empresa na Justiça do Trabalho. Outros casos são, por exemplo, quando há o pedido de revisão de cláusulas e contratos bancários abusivos. Claro, há uma extensa lista de situações em que são questionadas judicialmente, especialmente quando envolvem bens materiais e indenizações. Em todos os casos, há um advogado presente para fazer a representação de seu cliente, a fim de garantir seus direitos e estabelecer um acordo justo para ambas as partes envolvidas.

E a advocacia consultiva, o que é?

Muito utilizada para evitar possíveis demandas judiciais, a advocacia consultiva tem por finalidade antecipar conflitos e problemas para dirimi-las o mais rápido possível e evitar o acionamento do Poder Judiciário sem que haja a necessidade.

De modo mais objetivo, ela atua para impedir que pequenos problemas venham a criar demandas que vão consumir tempo e dinheiro, podendo prejudicar a reputação e a imagem do seu cliente, especialmente no âmbito jurídico. É uma forma de impedir que um novo processo seja gerado e fique nos tribunais aguardando por uma sentença que pode durar anos e acumular um custo final elevado com a soma de juros e multas, por exemplo.

A perspicácia em agir rapidamente reduz o atrito e o estresse que tão ação pode gerar e consumir com ativos valiosos da empresa, impedindo e afetando desnecessariamente o seu bom funcionamento. A grande finalidade da advocacia consultiva está em prevenir litígios e minimizar cenários de riscos que podem ser potencializados e gerar um problema mais complexo e delicado, determinando entre a existência e até mesmo o fechamento de uma empresa.

Como diz aquele velho ditado “prevenir é melhor do que remediar”, é assim que os escritórios de advocacia atuam em seu dia a dia para manter tudo em perfeita harmonia. É um trabalho que requer muita atenção e conhecimento para garantir bons resultados e a satisfação do cliente. Estabelecer essa vantagem competitiva é garantir uma visão mais ampla e facilitar a tomada de decisões do cliente, alertando-o sobre os riscos que ele pode enfrentar caso desconsidere a existência de um cenário que pode ser agravado futuramente. Essa gestão mais próxima evita falhas que podem prejudicar a empresa, caso seja necessário ser acionada em demandas judiciais.

Contar com esse apoio é garantir mais tranquilidade com uma revisão apurada e detalhada de contratos, com uma avaliação minuciosa de cláusulas e termos técnicos que possam dificultar e criar brechas a ações posteriormente. Investir e valorizar os profissionais do direito ajuda a proporcionar um ambiente mais favorável ao crescimento da empresa de forma segura.

Além disso, ao contratar a assessoria de advocacia consultiva, é possível prevenir que tributos sejam cobrados de forma indevida, bem como solicitar com mais facilidade o ressarcimento dessas cobranças que tenham sido feitas de forma ilegal, protegendo o fluxo de caixa e toda a movimentação financeira da empresa.

Por fim, tanto a advocacia contenciosa quanto a advocacia consultiva trabalham para auxiliar os clientes a não enfrentarem problemas judiciais que podem impactar nos resultados e até mesmo levar ao fechamento. Esses serviços jurídicos são essenciais para os clientes e garantem qualidade e segurança para seguir com sua expansão, livre de sustos e imprevistos, seja na parte jurídica, seja na parte financeira.

E, claro, com o suporte de um software jurídico como o Legale Web, os escritórios de advocacia ganham mais agilidade e versatilidade para atender as demandas de seus clientes, filtrar informações e armazenar dados com o máximo de segurança. É um poderoso aliado na construção de uma advocacia cada vez mais inteligente para otimizar rotinas e tarefas do dia a dia com mais facilidade e organização.

Para mais informações sobre o Legale Web, fale conosco:

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb

? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
plugins premium WordPress
Rolar para cima