Compliance na Advocacia 4.0 e 5.0
Até pouco tempo atrás o acesso à tecnologia era mais restrito, mas com o passar dos anos, além de se tornar mais acessível, ela tem se transformado para que mais pessoas tenham a possibilidade de adotá-la em suas rotinas. Isso inclui a advocacia moderna, uma vez que os termos advocacia 4.0 e 5.0 estão em alta de uns tempos para cá.
Afinal, o que é advocacia 4.0 e 5.0?
Essa expressão está diretamente associada às práticas da advocacia na era da informação que faz parte do nosso atual cotidiano. São práticas jurídicas realizadas por meio de ferramentas tecnológicas com a finalidade de estabelecer mais produtividade e conexão, uma vez que os advogados têm mais acesso a internet e podem atuar com mais agilidade, em razão do compartilhamento e o acesso aos dados de modo simultâneo, tornando-o em uma peça estratégica e fundamental.
Seu modo de trabalhar ganhou mais autonomia e importância para a sociedade que está cada vez mais conectada aos recursos tecnológicos. Com a criação dos Big Data e de Inteligência Artificial (IA) é possível gerar mais benefícios que vão além da automação de tarefas, por exemplo, permitindo mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas.
Essa demanda tem crescido para resolver problemas complexos com facilidade, como temos visto ocorrer nos últimos anos com o surgimento de ferramentas como chatbots inteligentes que ajudam em tarefas do dia a dia. Todos esses avanços são destinados à melhoria da qualidade dos serviços e atendimentos oferecidos às pessoas, sempre com o uso da tecnologia, da criatividade e da ética para determinar quais são os melhores meios para obter os melhores resultados.
Conheça as principais diferenças entre Advocacia 4.0 e 5.0:
Com relação à Advocacia 4.0, nela é comum a automação dos processos e produtividade. Já na Advocacia 5.0, uma de suas principais características é o atendimento jurídico humanizado e pela geração de valor.
Em síntese, a Advocacia 4.0 visa o uso e a adoção dessas tecnologias para tornar os trabalhos menos burocráticos, manuais e falhas humanos. Entretanto, o advogado 5.0 poderá utilizá-las, a fim de resolver problemas sociais e individuais baseados nas necessidades humanas.
Tanto na Advocacia 4.0 e 5.0, o profissional precisa ter habilidades que se sobressaiam das tradicionais técnicas jurídicas. Vale frisar que a Advocacia 5.0 requer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento constante de novas competências que estão relacionadas a fatores interpessoais, a fim de proporcionar um melhor atendimento às pessoas.
O Compliance e a Advocacia 4.0 e 5.0:
É comum hoje em dia a inserção do Compliance no direito, especialmente neste período em que as atualizações são constantes e há uma necessidade maior de se fiscalizar as organizações, não é mesmo?
A adoção de regras e condutas fazem parte desse processo de evolução no comportamento da sociedade e isso tem um peso enorme na decisão das pessoas, impactando nos resultados e na imagem das organizações.
Por isso, essa parceria entre o Compliance e os departamentos jurídicos deve se manter em alta pelos próximos anos, a fim de estar sempre adequada às normas e leis, bem como preparar um futuro bem-sucedido em seus negócios.
Para que a Advocacia 4.0 e 5.0 tenha um papel importante em seu Compliance é preciso estipular meios para que sejam inseridos à rotina e proporcionem o engajamento e a participação efetiva de todos os colaboradores. Entre eles, os elementos com maior destaque são:
- Desenvolvimento de um código de ética e de conduta, a fim de que ele funcione bem e possa proporcionar sustentabilidade aos negócios apoiado em ações e estratégias bem definidas;
- Implantação de uma boa cultura organizacional por meio de uma comunicação bem clara e objetiva entre todos os colaboradores, o que pode ser feito por meio de treinamentos e incentivos internos;
- Cumprir as diretrizes da LGPD, ou seja, estar atento às atualizações das normas e leis em relação aos códigos de conduta para não ferir regras e ser penalizado por isso;
- Realizar a avaliação dos riscos, pois sem isso é impossível evitar falhas que podem gerar crises e colocar em xeque a reputação da organização. Ou seja, estar sempre apurando situações que podem gerar problemas e corrigi-los da maneira mais rápida possível, bem como repassar aos demais setores, a fim de se criar uma cultura de mitigação de riscos.
Seja qual for a sua necessidade ou demanda, o Legale Web está preparado para oferecer todos os recursos que seu escritório ou departamento jurídico precisam com o apoio de profissionais experientes no setor de software jurídico.
Quer saber mais? Fale conosco:
? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb
? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/
BlgLglWb
Adicione o texto do seu título aqui
Posts Relacionados
Continue explorando nossos conteúdos

Personalizar o Legale Web para seu escritório

O que é o Legale Web?

Dicas de boas práticas no atendimento on-line da sua advocacia.

Como o ChatGPT pode facilitar seu dia a dia na advocacia?

Descubra o que é permitido no Marketing Jurídico em 2023?
