Novas tecnologias estão sendo lançadas e apresentadas para o mundo jurídico e, claro, o ChatGPT faz parte dessas inovações que podem ser utilizadas em diversas tarefas do seu dia a dia, como na criação de modelos jurídicos, na revisão de documentos e até na elaboração de conteúdos para as redes sociais.
Ultimamente, a inteligência artificial tem ganhado espaço na rotina das pessoas, ajudando a simplificar ações e torná-las cada vez mais rápidas e seguras. E isso tem assustado algumas pessoas, mas é questão de tempo para se adaptar às novidades, não é mesmo?
O ChatGPT vem para transformar a sociedade como um todo, impactando na forma como as pessoas trabalham e produzem, incluindo o campo jurídico, que frequentemente é associado a sistemas burocráticos.
Entretanto, com o avanço da tecnologia, especialmente pela praticidade que ela gera, é mais comum do que se imagina o uso de ferramentas como softwares jurídicos, entre outros produtos que estão revolucionando a vida dentro de escritórios e tribunais em todo o país.
O ChatGPT pode ser considerado um grande aliado nessa transformação, tendo em vista sua grande capacidade para melhorar sua jornada de trabalho, otimizando tarefas que antes levaria um tempo maior.
É uma poderosa ferramenta de pesquisas que fornece de maneira rápida uma vasta série de respostas on-line às buscas, o que tem atraído a atenção de diversos profissionais em todo o mundo.
E, claro, isso tende a facilitar ainda mais a vida dos advogados, por exemplo, na hora de obter mais informações sobre leis, além de outros temas que são comuns em seu dia a dia.
Desenvolvido pela OpenAI, ele gera textos a partir de qualquer assunto em específico, localizando e distribuindo as respostas de forma ordenada, pois é dotado de um algoritmo que utiliza inteligência artificial em seus mecanismos de pesquisa.
Para a advocacia, ele traz inúmeras vantagens com sua automação, permitindo otimizar o trabalho e acelerar os resultados, de maneira mais simplificada e objetiva. Com ele, o advogado ganha mais tempo em suas tarefas uma vez que suas respostas são geradas em frações de segundos, permitindo aumentar sua produtividade com a criação de modelos jurídicos; auxílio na elaboração a redação para os processos, envolvendo desde pesquisa e análise de jurisprudência, padronização de documentos e até mesmo correção gramatical e ortográfica.
Além disso, o ChatGPT também pode desenvolver conteúdo específicos para as redes sociais, gerar respostas automáticas para os clientes; fazer a preparação para audiências e julgamentos, enumerando etapas, como pesquisa de jurisprudência mais relevante para o caso, análise dos argumentos utilizados pela outra parte, criação de resumos do caso, fazer comparação de casos semelhantes e reconhecer até possíveis testemunhas, por meio do seu algoritmo.
Com tanta opção de utilização nos serviços e tarefas diárias, é preciso realizar um treinamento da equipe, a fim de capacitá-la melhor para extrair ao máximo o que essa ferramenta é capaz de realizar para diminuir as demandas do dia a dia e tornar o trabalho mais seguro e lucrativo.
Vale frisar que o ChatGPT vem evoluindo desde o seu lançamento e, por isso, é uma ferramenta que necessita de atenção em seu uso para operar de acordo com as normas de segurança, bem como as legislações vigentes no país, especialmente a LGPD, protegendo os dados e a privacidade de seus clientes.
Apesar de haver um certo receio, essa tecnologia não deve impactar ou substituir o trabalho realizado pelos advogados, mas sim contribuir para que eles produzam mais, com a automação de certas tarefas.
Por falar em automação e o uso de inteligência artificial, esses termos já fazem parte da rotina de quem utiliza o Legale Web, pois ele opera com esses recursos para diversas ações que são feitas automaticamente e facilitam a jornada de nossos clientes.
Quer saber mais sobre o melhor software jurídico? Fale conosco e solicite mais informações: