Por que a controladoria jurídica é tão importante na sua advocacia?

No dia a dia do seu escritório a controladoria jurídica é um elemento fundamental para maximização dos resultados e uma entrega de alta qualidade nos serviços.
21/05/2023

Com disputas cada vez mais acirradas, os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos precisam se adaptar mais rapidamente neste novo cenário, tomando decisões que vão refletir no dia a dia do negócio e a controladoria jurídica é um elemento fundamental nessa transformação, garantindo a maximização dos resultados e uma entrega de alta qualidade nos serviços.

A controladoria jurídica exerce seu protagonismo junto à área jurídica, tendo em vista que ela ajuda a traçar caminhos e resolver inúmeras situações do cotidiano. Em síntese, a controladoria jurídica fica responsável por cuidar de funções mais administrativas e burocráticas, oferecendo mais tempo para que os advogados possam canalizar seu foco nos processos, a fim de obter melhores resultados, bem como reduzir custos operacionais.

Ela funciona como uma espécie de cérebro do negócio que ajuda na otimização do tempo e na gestão da equipe, promovendo segurança operacional. Isso em razão de auditorias, que oferecem exames cuidadosos e sistemáticos das atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. O objetivo principal é checar se todos os dados se encaixam com o planejamento e se foram realizados corretamente.

Entre suas principais tarefas estão o gerenciamento dos processos operacionais, o acompanhamento de prazos e metas, e a proteção aos clientes, evitando possíveis erros e atrasos. Vale ressaltar que ela contribui na mensuração de indicadores de performance, permitindo analisar detalhadamente os resultados.

É um setor dedicado a tornar processos mais simplificados, realizando diversas etapas que englobam:  

  • acompanhamento processual;
  • cadastramento de processos;
  • emissão de guias;
  • gestão do software jurídico.
  • controle de prazos processuais;
  • produção de relatórios de acompanhamento.

Para o escritório de advocacia, o setor de controladoria jurídica é visto também como um grande aliado na hora de enxugar despesas, pois ele reduz riscos internos, uma vez que diversas informações dentro da organização ficam sob sua análise, fornecendo dados para o software que gera relatórios precisos para os gestores.

Tudo isso vai ampliando sua maneira de identificar todas as probabilidades de riscos e buscar melhorias contínuas por meio da adoção de ações que visam auxiliar na identificação e redução dos riscos internos.

E, claro, para atuar nesta importante função é necessário um profissional altamente capacitado, que consiga ser multitarefas, para atender a demanda e avaliar com precisão as respostas para decidir e saber priorizar corretamente quais informações são mais urgentes.

Por fim, a atuação da controladoria jurídica oferece novos recursos tecnológicos que proporcionam uma melhora significativa na organização de rotinas e fluxos internos, permitindo aos profissionais mais tempo para focar em áreas técnicas. E o resultado disso é o aumento na produtividade e, consequentemente no faturamento, além de um ecossistema mais saudável para o desenvolvimento de suas atividades do dia a dia.

Se você quer adotar a controladoria jurídica, saiba que o Legale Web tem ampla capacidade de te ajudar nesta jornada e tornar o seu escritório ou departamento jurídico preparado às evoluções no direito.

Mais informações:

? WhatsApp: http://bit.ly/legaleweb

? Acesse: https://www.legaleweb.com.br/

Legale ® 2024 Todos os direitos reservados – Política de Privacidade
Rolar para cima