O que os clientes dizem sobre o seu negócio é muito importante, pois serve de base para que mais pessoas o conheçam e sejam impactadas por seus serviços. Na advocacia não é diferente, uma vez que seu cliente pode se transformar em um porta-voz do seu trabalho, ajudando a propagar toda a qualidade oferecida pelo seu escritório e a experiência que teve nele.
Mas, afinal de contas, o que é experiência do cliente?
A experiência do cliente está diretamente relacionada à experiência e expectativas positivas obtidas pelo cliente de modo geral sobre o serviço oferecido, ou seja, do início ao fim dos processos, especialmente na área jurídica e do direito. Para que isso ocorra com sucesso é importante frisar 4 pontos cruciais definidos assim:
- Boa conduta e postura do advogado;
- Agilidade para esclarecer e solucionar dúvidas;
- Atendimento de excelência em todas as etapas;
- Procedência da ação judicial.
Vale destacar que o último item depende diretamente do ordenamento jurídico, em que o juiz determina sua sentença após uma análise completa do caso, o que nem sempre pode estar sob o controle de atuação do advogado. Com isso, é sempre importante ressaltar ao cliente detalhadamente o seu caso e o que pode ocorrer ao longo do processo, a fim de ele entenda o passo a passo e fique ciente que o resultado nem sempre é o esperado, mas por ter esse acompanhamento de perto o faz aceitar a sentença com mais tranquilidade.
Ter essa experiência positiva é um facilitador que amplia e melhora a relação entre o advogado e seu cliente, aumentando essa parceria para mais serviços futuramente. Ao adotar essa estratégia voltada à satisfação do cliente, você precisa entender e interpretar melhor cada informação recebida, a fim de criar processos que tornem a experiência do cliente cada vez melhor.
Isso faz com que mais pessoas saibam dos seus serviços, colocando-o em posição de destaque em relação aos concorrentes. Essas mudanças são rapidamente quando você e sua equipe começam a otimizar os trabalhos para obter excelentes resultados, o que proporciona as seguintes vantagens competitivas:
- aumento significativo do foco dos profissionais;
- geração de valor para o escritório;
- maior fidelização e preferência junto à empresa;
- rentabilidade maior;
- fortalecimento de relações com o cliente;
- agrega valor à equipe.
Todos esses benefícios vão gerar um grande impacto nos seus negócios, projetando seu escritório para um patamar superior, devido à boa reputação e credibilidade junto aos clientes e essa percepção maior de valor às entregas. Além disso, toda experiência positiva gera uma boa propaganda boca a boca, o que fará com que mais empresas o procurem, especialmente pelo seu know-how e expertise para atender determinadas causas. Essa indicação espontânea abre muitas portas, principalmente em um ambiente mais burocrático e restrito, como a área jurídica.
Por isso, é muito importante investir em cursos e treinamentos de seus colaboradores para que eles possam oferecer cada vez mais respostas rápidas e de alta qualidade nos serviços realizados. E, claro, sempre cumprindo normas e regimentos instituídos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por meio de documentos importantes, como o Código de Ética e Disciplina e o Provimento 205/2021.
Por fim, lembre-se de seguir passos importantes para garantir que a experiência do cliente seja a melhor possível: invista em um relacionamento personalizado; desenvolva canais de comunicação eficientes; identifique seu público-alvo; busque recursos tecnológicos e de inovação.
O uso de ferramentas como o Legale Web, um moderno software jurídico que tem se tornado um grande aliado para os escritórios de advocacia. Se você quer evoluir, a hora é essa. Procure o nosso time comercial para mais informações.
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